FOTOS ESPONTÂNEAS
Fotos espontâneas estão em toda a parte e fazem a cabeça da maioria dos clientes de fotografia. Basta dar uma olhada nos perfis das redes sociais, nos novos tipos de propaganda e álbuns fotográficos, que você percebe o quanto essa tendência tem ganhado força.
Mas capturar a espontaneidade de um momento e adicionar vida às suas imagens não é algo tão simples. Em alguns momentos é mais fácil controlar todo o momento, inclusive o modelo, do que deixar o acaso tomar conta da sua imagem.
Por outro lado, se você souber aproveitar bem as oportunidades, pode colecionar lindas imagens e fotos cheias de significado para você e seus clientes, o que é ainda mais importante, diga-se de passagem.
Confira essas dicas e cuidados: A menos que estejamos falando de modelos profissionais, provavelmente, os seus clientes ficarão tímidos frente à câmera. Esse comportamento arredio e acanhado geralmente costuma aparecer no início da sessão fotográfica.
Se misturarmos a isso o fato de muitas pessoas odiarem serem fotografadas, a situação fica ainda pior. Então não pegue a câmera na mão e já comece a tirar fotos, dê um tempo para que as pessoas se acostumem à sua presença e a do equipamento também.
Converse com elas abertamente, fale sobre outros temas que não sejam relacionados com a foto em si, enfim, jogue conversa fora.
Durante toda essa interação procure ficar com a câmera nas mãos ou pendurada no pescoço, para que a pessoa vá se acostumando com a presença da lente no ambiente.
É impossível, para qualquer pessoa comum, agir naturalmente com uma câmera quase em cima dela.
Sabe quando o fotógrafo fica a poucos centímetros do rosto? Pois é! Esse é o maior inimigo das fotos espontâneas que podemos conhecer.
A pessoa a ser fotografada não consegue relaxar, fica preocupada com o resultado final da foto e, sem falar que, é muito desconfortável ter alguém te analisando de tão perto, né?
Lembre-se que todos nós temos uma distância de segurança, uma espécie de limite imaginário, que ninguém deve ultrapassar. Quando você invade o espaço do outro, gera desconforto e com a fotografia acontece o mesmo.
Se estamos falando de fotos espontâneas, poses ensaiadas e genéricas não têm espaço nesse tipo de ensaio fotográfico. Afinal, quem consegue ser espontâneo com o fotógrafo dizendo exatamente o que você deve fazer?
O segredo da espontaneidade nas fotos, ou em qualquer outro momento, é a naturalidade dos gestos e das ações. Ou seja, a pessoa precisa se sentir confortável no ambiente e, principalmente, à vontade com o que está fazendo.
Sendo assim, as poses forçadas e muito guiadas não têm espaço nas fotos espontâneas.
Quando falamos em fotos espontâneas, existem momentos que contribuem para que elas apareçam e outros não. O trabalho de um fotógrafo profissional, é justamente conhecer e saber aproveitar esses momentos. Em um ensaio fotográfico, no entanto, você nem sempre tem esses momentos a disposição. Nesses casos, procure trazer esses momentos para dentro do estúdio ou levar a pessoa para fora das quatro paredes. Exemplifique essas situações comuns para ela e se habitue a tirar fotos com uma perspectiva do dia a dia, do cotidiano.
Deixar o que você sabe de lado, ou acha que sabe, em alguns momentos pode ser primordial para conseguir as fotos espontâneas que deseja. Essa é, sem dúvida, a melhor dica de todas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário